Como tirar excelente fotos panorâmicas
 

As diretrizes e informações contidas nesta seção terminam com o mistério sobre problemas técnicos associados a tirar fotos panorâmicas.

Configurações ideais da câmera
Usando um tripé
Sobreposição de fotos
Criando grupos de fotos
Dicas gerais
Lista de tópicos para tirar fotos

 

Configurações ideais da câmera Topo

Definir exposição manualmente*
Meça a cena nos modos Prioridade à abertura ou Prioridade ao obturador, leia seu medidor na seção mais brilho para evitar superexposição, e manualmente trave as velocidades de Abertura e do Obturador para todas as fotos.

Motivo: Quando a câmera ajusta automaticamente a exposição de cada foto, aparentemente mudanças sutis na luz podem fazer com que as áreas correspondentes de duas fotos sobrepostas apareçam totalmente diferentes. Quando isso acontece, a foto panorâmica final pode ter faixas grandes de claro e escuro.

Desligar o Foco automático*
Desliga o Foco automático. Use o mesmo tamanho de foco para todas as fotos na seqüência panorâmica.

Motivo: O uso de distâncias do foco diferentes podem apresentar inconsistências que não podem ser reparadas no processo de reparo.

Desligar Equilíbrio automático de branco*
Desliga o recurso de equilíbrio automático de branco da câmera. Define o balanço de branco manualmente e usa a mesma configuração para todas as fotos panorâmicas.

Motivo: Quando a configuração de balanço de branco está ativada, pequenas mudanças nas condições de luz podem fazer com que as cores em uma foto fiquem muito diferentes das cores da próxima.

Usar uma configuração de exposição*
Antes de começar a tirar fotos, use o medidor de luz da câmera para encontrar uma exposição que funcione bem para todo o intervalo de fotos. Use-a. Se for absolutamente necessário tirar fotos usando outras exposições (devido a grandes mudanças de luz), mantenha as outras configurações de exposição tão próximas quanto possível às primeiras.

Motivo: Em geral, as imagens panorâmicas são melhores reparadas em níveis de luz mais equilibrados. As alterações nas configurações de exposição podem fazer com que as mesmas áreas exatas (sobreposição) de duas fotos pareçam totalmente diferentes. Quando isso ocorre, a foto panorâmica final aparecerá como juntas.

Desligar o flash
Não use um flash. Desligue o recurso de flash automático da câmera se ela possuir um.

Motivo: Os flashes de câmera possuem um alcance e campo de cobertura limitados e pode criar sombras que mudam o formato e a posição a cada foto. Essas inconsistências dificultam o reconhecimento das partes correspondentes de fotos adjacentes pelo software.

Não alterar as configurações de tamanho ou qualidade
Use o mesmo tamanho de foto (resolução) e qualidade de foto (por exemplo fina) para todas as fotos.

Motivo: Fotos de tamanhos diferentes não podem ser reparadas.

* O modelo de sua câmera pode não incluir este recurso ou opção.

Usando um tripé Topo

Usar um tripé sempre que possível
Ao tirar fotos panorâmicas, é crítico manter a câmera no mesmo plano para todas as fotos. A forma mais fácil de fazê-lo é com o uso de um tripé.

Ao tirar fotos panorâmicas de 360 graus, um tripé com nível assegura que a primeira e a última fotos fiquem alinhadas.

Se o seu tripé não tiver um nível incorporado, você pode comprar um nível de bolha em uma loja fotográfica local que encaixe à sapata do flash da máquina.*

Sair sem um tripé só se realmente precisar
Se não houver um tripé disponível, aja como um prendendo os cotovelos no corpo e colocando-se sobre um pé para girar no lugar . Preste bastante atenção ao enquadramento de cada foto (linha horizontal) - mantendo o nível da câmera à medida que gira.

Se você não encontrar um local para seu tripé, reduza as pernas para criar um suporte de um pé para que você possa fixar a câmera para tirar fotos.

Use o visor de mira da câmera (em vez do LCD) para enquadrar e tirar fotos.

* O modelo de sua câmera pode não incluir este recurso ou opção.

Sobreposição de fotos Topo

Usar uma sobreposição de 25% a 50%
Tire as fotos usando uma sobreposição de 25% a 50%. Você não precisa do mesmo grau de sobreposição para cada foto. Você fazer uma estimativa desse grau.

Para lentes de maior ângulo use mais sobreposição (50%).

Criando grupos de fotos Topo

Com o uso de ambos os métodos a seguir para criar grupos de fotos, fazer uma foto panorâmica no software será um pouco mais fácil.

Bater fotos em seqüência em um intervalo menor que 40 segundos
O programa possui um recurso único que, com apenas um clique, ele seleciona de forma inteligente todas as fotos que pertencem à mesma seqüência de fotos panorâmicas. Como as fotos panorâmicas são geralmente tiradas em uma ordem rápida (menos de 40 segundos entre elas), o programa usa as horas das fotos (dados EXIF) para criar grupos. Ao selecionar uma foto em um grupo, todo o grupo é selecionado.*

*Este recurso pode ser desativado removendo a seleção da opção Selecionar automaticamente por grupo.

Inserir fotos divisoras manualmente
Uma forma simples de se dividir uma seqüência de fotos panorâmicas de outra seqüência é inserir (tirar) uma foto preta entre elas. Antes de começar a nova seqüência, use a tampa da lente ou um pedaço de cartolina para cobrir a câmera…e tire uma foto. Após você transferir as fotos para seu computador, será fácil ver onde uma seqüência termina e onde começa a próxima.

Dicas gerais Topo

Ao reparar fotos que possuam diferenças óbvias de valores, os efeitos de união tornam-se mais perceptíveis no reparo resultante. Caso tenha este problema, use um aplicativo de edição de fotos como o ArcSoft PhotoStudio para ajustar o brilho e contraste das fotos antes de serem reparadas.

Não use lente grande-angular (por exemplo, fisheye) ao tirar fotos panorâmicas. As lentes grande-angulares criam distorções nas extremidades das fotos, tornando difícil o reparo.

Ao tirar fotos panorâmicas no estilo horizontal, verifique se o objeto verticalmente maior nesta cena se encaixa na foto no nível de zoom atual. Recomenda-se deixar um espaço extra para cortar a foto panorâmica após ter sido reparada.   

Ao tirar fotos panorâmicas horizontais, tire uma foto extra a cada final (esquerda e direita), para ter mais espaço para corte.

Para criar imagens panorâmicas horizontais maiores verticalmente, bata toda a seqüência com a câmera a 90 graus (retrato).

O Panorama Maker transforma lentes de câmera normais em lentes de super resolução e grande-angulares. Simplesmente capture de 2 a 4 fotos e repare-as.

Ative o recurso Exibir grade de sua câmera. A exibição de linhas de grade no visor torna mais fácil manter o nível da câmera à medida que você tira uma série de fotos panorâmicas, especialmente se não estiver usando um tripé. Exibir grade também é útil para determinar o nível correto de sobreposição.

50% de sobreposição normalmente funciona melhor para reparos. Se você precisar de ajuda para determinar o nível correto de sobreposição, ative o recurso Exibir grade de sua câmera.

Para evitar duplicação de objetos no modo panorama, não use mais do que 80% de sobreposição. Ative o recurso Exibir grade de sua câmera, se você precisar de ajuda para determinar o nível correto de sobreposição.

Faça com que as pessoas apareçam de forma mágica várias vezes na mesma foto panorâmica tirando suas fotos em diferentes áreas da foto e de uma distância diferente.

Verifique se sua impressora suporta papel do tipo faixa (banner). Caso positivo, tente imprimir suas fotos panorâmicas em folhas longas de papel de foto tipo faixa, ótimas para quadros.


Copyright © 2011 ArcSoft, Inc. Todos os direitos reservados.